A cirurgia de glaucoma evita o aumento das lesões no nervo óptico. Consequentemente, ajuda a preservar a acuidade visual.

Cirurgia Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico do olho, geralmente causada pelo aumento da pressão intraocular. O tipo mais comum da doença é o glaucoma primário de ângulo aberto, que ocorre com mais frequência nas pessoas a partir dos 40 anos.

O tratamento mais comum do glaucoma é o uso de colírios, que ajuda a controlar a pressão intraocular, diminuindo os impactos no nervo óptico e preservando a visão do paciente.

Mas nos casos em que os colírios não estão sendo suficientes, o melhor tratamento passa a ser a cirurgia que consiste em fazer uma drenagem no olho para que o humor aquoso escoe adequadamente.

A cirurgia pode devolver a visão?
Não. A cirurgia não irá melhorar a visão, ou mesmo devolver a visão que foi perdida. O intuito da cirurgia é auxiliar no controle da pressão intraocular, quando os colírios, por si só, já não estão sendo suficientes.

Quais as vantagens da cirurgia de glaucoma?
A principal vantagem da cirurgia de glaucoma é melhorar a redução da pressão intraocular. Por isso, quem mais vai se beneficiar dela é quem já utiliza os colírios, mas não têm apresentado resultados satisfatórios, ou apresenta dificuldades para se adaptar a eles.

Dependendo da técnica utilizada, a cirurgia também pode ser o melhor custo-benefício, ao permitir um controle da pressão intraocular por mais tempo com apenas uma aplicação. É o caso, por exemplo, da cirurgia a laser, que pode reduzir em até 25% a pressão intraocular ao longo do primeiro ano.

Realizada com anestesia local, não é necessária a internação – desta forma, é uma cirurgia extremamente prática e os pacientes podem ir para casa apenas algumas horas após o procedimento.

Geralmente, a recuperação é rápida: após uma semana, grande parte dos pacientes já retorna às suas atividades normais.